Política de privacidad y Cookies
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Política de Privacidade e Cookies

 

Última atualização: agosto de 2019.

O Open Bank, S.A. (doravante, “Openbank”) utiliza cookies no seu site  www.openbank.pt .  Vamos explicar-lhe como o fazemos na presente política de cookies.

1. O que são os Cookies?

Os cookies são ficheiros de armazenamento e recuperação de dados que são transferidos para os dispositivos dos utilizadores quando estes acedem ao nosso site e/ou navegam no mesmo. Os cookies contêm um número que permite identificar univocamente o computador ou o dispositivo móvel do utilizador, mesmo que este mude de localização ou de endereço IP.

2. Para que servem?

Os cookies permitem-nos recolher dados que podem identificá-lo ou identificar a sua localização aproximada, tempo de ligação, o dispositivo a partir do qual acede ao nosso site (fixo ou móvel), o sistema operativo e o navegador utilizado, as páginas mais visitadas, o número de cliques efetuados e dados relativos ao seu comportamento na Internet.

Além disso, nalguns casos, os cookies armazenam informações sobre os seus hábitos e preferências de navegação que nos permitirão proporcionar-lhe uma experiência melhor e mais pessoal, incluindo mostrar-lhe publicidade relacionada com as suas preferências sempre que visita o nosso site.

Também nos permitem recolher dados sobre padrões de utilização do nosso site com a finalidade de identificarmos problemas, realizar melhorias, desenvolver novos produtos ou serviços e fazer estatísticas, ou medições de utilização.

3. Como se ativam os cookies?

Os cookies podem ser ativados de diferentes maneiras, dependendo da sua funcionalidade. Nalguns casos, como são necessários para o funcionamento do nosso site, os cookies são instalados durante a navegação e noutros casos, em que é necessária a sua autorização, os mesmos serão ativados quando esta nos for dada. Este consentimento poderá ser modificado a qualquer momento através das diferentes opções de configuração que lhe oferecemos mais adiante na presente Política de Cookies.

Lembre-se de que pode aceder ao nosso site sem ter todos os cookies ativados, mas a desativação dos cookies pode impedir que o site funcione corretamente.

4. Que tipos de cookies utilizamos?

Ao navegar no nosso site poderá encontrar os tipos de cookies com as funcionalidades abaixo indicadas :

4.1 Cookies técnicos

Estes cookies são necessários para  a correta navegação no nosso site e asseguram o eficaz carregamento do conteúdo permitindo a correta utilização das diferentes opções ou serviços disponíveis. Na parte privada do site do Openbank, alguns cookies técnicos também são utilizados para cumprir requisitos legais, verificar as contratações realizadas e resolver erros técnicos nos processos de contratação.

Quais são e quais as suas funções? 

Tipo

Cookie

Proprietário

Função

Duração

1st

_abck (Openbank)

Openbank

Segurança.

Sessão

 

1st

 

bm_sz (Akamai CDN)

Akamai CDN

Melhora o rendimento ao melhorar a entrega do conteúdo.

 

1 hora

 

1st

 

Bmuid (Akamai CDN)

Akamai CDN

Rendimento. Necessário para a navegação do utilizador.

 

1 hora

 

1st

 

cdContextld (Openbank)

 

Openbank

Rendimento. Necessário para a navegação do utilizador.

 

Sessão

 

1st

 

Ctm (Openbank)

 

Openbank

Rendimento. Necessário para a navegação do utilizador.

 

1 ano

 

1st

 

et_token (Openbank)

 

Openbank

Rendimento. Necessário para a navegação do utilizador.

 

1 hora

1st

Ndcd (Openbank)

Openbank

Segurança.

Sessão

1st

Ndsid (Openbank)

Openbank

Segurança.

Sessão

 

1st

 

offlogToken (Openbank)

 

Openbank

Rendimento. Necessário para a navegação do utilizador.

 

1 hora

 

1st

 

ok-cookiebite (Openbank)

 

Openbank

Rendimento. Necessário para a navegação do utilizador.

 

1 ano

1st

tokenCredential (Openbank)

Openbank

Acesso à área privada.

1 hora

1st

    bugfpcachecc

Openbank

Segurança.

Sessão

 

1st

 

CONSENTMGR

 

Openbank

Necessário para saber se o utilizador dá o seu consentimentou ou não para a utilização de cookies nas diversas categorias nos quais são classificados.

 

90 dias

1st

cdSNum

Openbank

Interna.

1 ano

3rd

JSESSIONID

New Relic

ID de sessão.

Sessão

1st

    mousemovesnosession

Openbank

Fraude.

Sessão

3rd

ga

Google

Na parte privada do site do Openbank, alguns cookies técnicos também são utilizados para cumprir requisitos legais, verificar as contratações realizadas e resolver erros técnicos nos processos de contratação. Nesta vertente técnica, estes cookies não serão utilizados com fins publicitários ou analíticos.

2 anos

3rd

Gid

Google

Na parte privada do site do Openbank, alguns cookies técnicos também são utilizados para cumprir requisitos legais, verificar as contratações realizadas e resolver erros técnicos nos processos de contratação. Nesta vertente técnica, estes cookies não serão utilizados com fins publicitários ou analíticos.

1 dia

 

4.2 Cookies analíticos

Estes cookies facultam-nos informações estatísticas sobre a utilização que realiza do nosso site, o que nos permite introduzir melhorias, como por exemplo, se tem tido problemas técnicos nos acessos a certas páginas, podendo assim detetá-los e melhorar o acesso.

Quais são e quais as suas funções?

Tipo

Cookie

Proprietário

Função

Duração

 

1st

 

cookie_policy (Openbank)

 

Openbank

Saber se o utilizador aceita os cookies emergentes.

 

6 meses

 

3rd

 

_CT_Data (Clicktale)

 

Clicktale

Registar cliques e movimentos do rato de forma anónima para melhorar a usabilidade.

 

1 ano

 

3rd

 

_ga             (Google Analytics)

 

Google

Analytics

 

Medir a navegação do utilizador: páginas visitadas, principais interações, etc.

 

2 anos

 

3rd

 

CT_RS_ (Clicktale)

 

Clicktale

Registar cliques e movimentos do rato de forma anónima para melhorar a usabilidade.

 

1 ano

 

3rd

 

_gaexp (Google optimize)

 

Google

optimize

Gerar prova A/B para comparar o comportamento do utilizador entre duas versões da mesma página.

 

4 meses

 

3rd

 

gat_tealium_0 (Taelium)

 

Taelium

Inquérito. Está num cookie próprio do Google Analytics utilizado para limitar a percentagem de solicitações.

 

Sessão

 

3rd

 

_gid (Google Analytics)

Google

Analytics

Medir a navegação do utilizador: páginas visitadas, principais interações, etc.

 

1 dia

 

3rd

 

CTGAIntegration (Clicktale)

 

Clicktale

Registar cliques e movimentos do rato de forma anónima para melhorar a usabilidade.

 

2 Anos

 

1st

 

fpc_idPreaprob (Tealium)

 

Tealium

Inquérito. Cookie de origem para ajudar com a análise.

 

Sessão

 

1st

 

fpc_tipoUtilizador (Tealium)

 

Tealium

Inquérito. Cookie de origem para ajudar com a análise.

 

Sessão

 

1st

 

fpc_visitOrigin (Tealium)

 

Tealium

Inquérito. Cookie de origem para ajudar com a análise.

 

Sessão

 

3rd

 

gtm_auth (Google Optimize)

 

Google

Optimize

Gerar prova A/B para comparar o comportamento do utilizador entre duas versões da mesma página.

 

Sessão

 

3rd

 

gtm_debug (Google

Optimize)

 

Google

Optimize

Gerar prova A/B para comparar o comportamento do utilizador entre duas versões da mesma página.

 

Sessão

 

3rd

 

gtm_experiment (Google

Optimize)

 

Google

Optimize

Gerar prova A/B para comparar o comportamento do utilizador entre duas versões da mesma página.

 

Sessão

 

3rd

 

gtm_preview (Google

Optimize)

 

Google

Optimize

Gerar prova A/B para comparar o comportamento do utilizador entre duas versões da mesma página.

 

Sessão

 

1st

 

nomeProdutoPersistencia

Google

Optimize

Inquérito. Cookie de origem para ajudar com a análise.

 

1 ano

 

1st

 

utag_main (Tealium)

 

Tealium

Inquérito. Administração site através de Tealium para servir cookies analíticos.

 

1 ano

 

3rd

 

WRUID (Clicktale)

 

Clicktale

Registar cliques e movimentos do rato de forma anónima para melhorar a usabilidade.

 

1 ano

 

4.3 Cookies de personalização

Os cookies de personalização permitem-nos oferecer-lhe caraterísticas predeterminadas de carácter geral em função dos dados obtidos do terminal do utilizador, por exemplo: o idioma, o tipo de navegador, a configuração regional através da qual acede, etc.

Quais são e quais as suas funções?

Tipo

Cookie

Proprietário

Função

Duração

1st

Language (Openbank)

Openbank

Saber o idioma selecionado pelo utilizador.

Sessão

 

 

3rd

 

 

WRIgnore (Clicktale)

 

 

Clicktale

Cria-se se o domínio não estiver selecionado ou se a conta tiver ficado sem créditos de registo. Proporciona informações sobre o visitante que não deve ser registado ou rastreado pelo software.

 

 

Sessão

 

3rd

 

TLTSID

 

IBM

Ativo apenas durante a duração de uma sessão do navegador, é utilizado para agrupar visitas numa sessão. O utilizador final pode decidir se permite ou não este cookie.

 

Sessão

 

3rd

 

wt_cdbeid (Webtrekk)

 

Webtrekk

Identifica o utilizador de forma transversal

entre dispositivos, apps e sites.

 

180 dias

3rd

wt_geid (Webtrekk)

Webtrekk

Informação por dispositivo.

1 ano

 

3rd

 

wt_nbg_Q3 (Webtrekk)

 

Webtrekk

Estabelecido para determinar a que servidor têm que enviar os pedidos.

 

2 anos

3rd

wt_rla (Webtrekk)

Webtrekk

Número de pedidos que podem enviar.

180 dias

 

3rd

 

wt3_eid (Webtrekk)

 

Webtrekk

Identificação do visitante do dispositivo final

por navegador.

 

180 dias

 

3rd

 

wt3_sid (Webtrekk)

 

Webtrekk

Contém um ID de registo de visitas. Se a informação não existe abre-se uma nova.

 

60 dias

 

3rd

 

wt_nv

 

Webtrekk

Informações sobre se o visitante é novo ou frequente.

 

6 meses

 

4.4. Cookies de publicidade comportamental

Os cookies de publicidade comportamental obtêm informação sobre o seu comportamento segundo os seus hábitos de navegação e permitem-nos gerir de forma mais eficaz os espaços publicitários adequando o conteúdo ao seu perfil específico.

Quais são e quais as suas funções?

 

Tipo

Cookie

Proprietário

Função

Duração

 

 

 

3rd

 

 

 

_fbp (Facebook)

 

 

 

Facebook

Índice de subdomínio, marca de tempo, número aleatório. Identifica navegadores com o objetivo de proporcionar serviços de análises de sites e publicidade.

 

 

 

90 dias

 

3rd

 

.DDMMUI-PROFILE

(Google)

 

Google

Ajuda a personalizar os anúncios publicitários de acordo com as preferências do utilizador.

 

2 Anos

 

3rd

 

1P_JAR

 

JAR

Ajuda a personalizar os anúncios nas propriedades do Google, como o Google Search.

 

540 dias

3rd

Act (Facebook)

Facebook

Análise e investigação.

365 dias

 

3rd

 

ad-id (Amazon)

 

Amazon

ID de cookie armazenado para a orientação específica. É um formato binário interno.

 

365 dias

 

3rd

 

Ad-privacy (Amazon)

 

Amazon

Está relacionada com a oposição de cookies.

 

365 dias

 

3rd

 

Aid (Google Ads)

 

Google

Coordenam-se e medem os anúncios que são mostrados nos dispositivos do utilizador.

 

30 dias

 

3rd

 

APISID (Youtube)

 

Youtube

Google's API Session Cookies -- “session

aware” cookies.

 

30 dias

 

1st

 

C_user (Facebook)

 

Facebook

Utilizado conjuntamente com o cookie Xs para autenticar a identidade do utilizador no Facebook.

 

90 dias

 

1st

 

CONSENT (Youtube)

 

Youtube

Plugin de JavaScript para avisar o utilizador no site sobre a utilização de cookies.

 

365 dias

 

1st

DSID (Google /

Doubleclick)

 

Google

Cookie de identidade de anúncios de display.

 

365 dias

 

 

 

3rd

 

 

 

Fr (Facebook)

 

 

 

Facebook

Identificador de utilizador e navegador; marca de tempo, outros dados diversificados. Trata-se do cookie de publicidade principal do Facebook. É utilizado para oferecer, analisar e melhorar a relevância dos anúncios.

 

 

 

90 dias

 

3rd

 

HSID (Youtube)

 

Youtube

Contém o ID encriptado da conta do Google do utilizador e o último início de sessão.

 

365 dias

 

 

 

3rd

 

 

IDE (DoubleClick)

 

 

Google

É um dos principais cookies de publicidade em sites que não são do Google e aloja-se em navegadores sob o domínio doubleclick.net.

 

 

2 anos

3rd

LOGIN_INFO (YouTube)

Youtube

Etiquetado/Publicidade.

365 dias

 

1st

 

NID (Google)

 

Google

Ajuda a personalizar os anúncios nas propriedades do Google, como o Google Search.

 

365 dias

 

1st

 

OGPC (Google)

 

Google

Ajuda a personalizar os anúncios nas propriedades do Google, como o Google Search.

 

365 dias

 

 

3rd

 

 

Pl (Facebook)

 

 

Facebook

Utiliza-se para registar que um dispositivo ou navegador iniciaram sessão através da plataforma do Facebook.

 

 

90 dias

 

 

3rd

 

 

PREF (YouTube)

 

 

Youtube

Aloja as preferências de visualização e de pesquisa dos vídeos do youtube: idioma preferido, filtro safe-search, etc.

 

 

2 anos

3rd

Presence (Facebook)

Facebook

Funções e serviços do site.

365 dias

3rd

SAPISID (Google)

Google

Cookies de sessão API do Google.

365 dias

 

3rd

 

Sb (Facebook)

 

Facebook

Identificador de navegador e marca de

tempo.

 

2 Anos

 

3rd

 

SID (Google)

 

Google

Ajuda a personalizar os anúncios nas propriedades do Google, como o Google Search.

 

365 dias

3rd

Spin (Facebook)

Facebook

Publicidade.

365 dias

 

3rd

 

SSID (Google)

 

Google

Secure SID (Gaia cookie) (universal sign

in).

 

365 dias

 

 

3rd

 

 

SSIDA (Google)

 

 

Google

O Google utiliza estes cookies para alojar as preferências e informação dos utilizadores quando se visualizam páginas que contêm o Google Maps.

 

 

365 dias

 

3rd

Test_cookie (Double_

Click)

 

Google

Comprovar se o motor de busca do utilizador suporta os cookies.

 

Sessão

 

3rd

 

VISITOR_INFO_LIVE

(Youtube)

 

Youtube

Permite realizar o seguimento dos vídeos visitados incorporados neste site.

 

365 dias

 

 

3rd

 

Wd (Facebook)

 

Facebook

Dimensões do ecrã ou das janelas. Permite oferecer ao utilizador uma experiência de ecrã ótima.

 

7 dias

 

 

 

3rd

 

 

 

Xs (Facebook)

 

 

 

Facebook

Identificador de sessão, data de criação, valor de autenticação, estado de sessão segura, identificador de

grupo do armazenamento em cache. Utiliza-se com o cookie c_user para autenticar a sua identidade no Facebook.

 

 

 

90 dias

 

3rd

 

YSC (Youtube)

 

Youtube

Faz um seguimento das visualizações dos vídeos incorporados nos sites.

 

365 dias

 

 

3rd

 

_gcl_au (este cookie é de marketing: ) (Google Analytics)

 

 

Google

Utilizado pelo Google AdSense para experimentar a eficiência dos anúncios em sites que utilizam os seus serviços.

 

 

2 meses

 

 

3rd

 

 

Datr (Facebook)

 

 

Facebook

O Facebook identifica os navegadores por motivos de segurança e integridade do site, incluindo a recuperação de contas e a identificação de contas que possam estar em risco.

 

 

2 Anos

 

5. Quanto tempo os cookies estão ativados?

Dependendo do tipo de cookies e da informação que lhe disponibilizaremos sobre cada um destes, os cookies poderão permanecer ativos por durações diferentes.

No caso dos cookies de sessão, estes estão desenhados para obter e armazenar dados quando o utilizador acede a um site. Quando se fecha o navegador ou caduca a sessão, estes cookies desaparecem.

No caso dos cookies persistentes, ou seja, que continuam ativos quando se abandona o site e o utilizador volta a estar ligado, os mesmos permanecerão armazenados durante a duração indicada em cada caso, no entanto poderá apagá-los a qualquer momento.

6. Quem processa ou gere os cookies?

Os dados que se obtêm através dos cookies poderão ser geridos tanto pelo Openbank como por terceiros. Na descrição de cada um dos cookies que se encontra mais acima, informamos-lhe quais os cookies que são próprios e quais são de terceiros.

 

7. Aceitei os cookies, mas agora quero desativá-los. Como posso fazer?

Se quiser desativar os cookies, pode fazê-lo de forma simples e a qualquer momento aqui.

Se quiser desativar os cookies, poderá fazê-lo de uma forma muito simples e em qualquer momento. Para tal, terá que aceder às opções de configuração do seu navegador através dos seguintes links.

Firefox

Internet Explorer

Microsoft Edge

Safari

Chrome

Também pode desativar os cookies no seu navegador instalando um plug-in ou mediante um sistema de rejeição ("opt-out") facultados por alguns terceiros que instalam cookies no nosso site:

Adobe Analytics

Criteo

Google (publicidade comportamental) (requer log-in do Google)

Tenha em conta que algumas caraterísticas dos conteúdos do nosso site só estão disponíveis caso permita a instalação de certos cookies no seu navegador. Se decidir não aceitar ou bloquear determinados cookies, em função da sua finalidade, é possível que isto afete,total ou parcialmente, o funcionamento normal do site ou impeça o acesso a alguns serviços do mesmo.

8. Tem alguma dúvida?

Caso deseje  perguntar-nos sobre a Política de Cookies do nosso site, poderá entrar em contato connosco das seguintes formas:

- Por correio postal, para: Paseo de la Castellana 24, 28046, Madrid (Espanha)

- Por correio eletrónico, atravé do e-mail privacidade@openbank.com.

9. Por último, recomendamos que:

  • * Consulte a política de cookies com frequência, para se manter informado sobre possíveis atualizações.
  • * Leia a presente política de cookies conjuntamente com a nossa política de proteção de dados também disponível no nosso site, onde lhe explicamos melhor como tratamos os seus dados pessoais.

Última atualização: agosto de 2019.

Finalidade

No Open Bank, S.A. (doravante, “Openbank”), como responsável pelo tratamento de dados, queremos ser transparentes com todos os utilizadores do nosso site e da nossa aplicação móvel, independentemente de se terem registado ou não. Informamos, por conseguinte, que os seus dados pessoais serão utilizados em conformidade com o conteúdo desta Política de Proteção de Dados:

  • - Informações que podemos recolher sobre si e como o podemos fazer;

  • - Fins para os quais as suas informações serão utilizadas;

  • - Como pode ver e gerir os dados que recolhemos sobre si;

  • - Quem pode contactar se tiver dúvidas relativas à sua privacidade.

Que informações podemos recolher sobre si e como o podemos fazer?

As informações pessoais (doravante “Dados Pessoais”) que podemos processar incluem não somente informações de contacto (nome, morada, endereço de e-mail, número de telefone) mas também outro tipo de informação (dados sobre a sua identidade, finanças, localização, perfil pessoal, informações profissionais e comerciais, imagem e voz).

Podemos obter dados pessoais sobre si das seguintes formas:

  1. Porque as fornece, por exemplo, quando solicita a abertura de uma conta à ordem.
     

  2. Quando faz uso dos nossos serviços, sempre em conformidade com a lei. For exemplo, podemos recolher informações quando faz compras com os seus cartões de crédito ou quando faz transferências para outras pessoas, ou informações dos dispositivos que utiliza para aceder aos diversos canais disponíveis (site e aplicação), ou informações sobre a zona onde vive com base no seu código postal ou nas caixas multibanco que utiliza, ou outras informações que possamos obter ao consultar outras fontes, como ao consultar sistemas de ficheiros sobre solvência financeira e adicionar essa informação pessoal ao seu perfil de utilizador.

O utilizador compromete-se a garantir que os dados que nos fornece são corretos, atualizados e exatos, e assume qualquer responsabilidade que possa ocorrer por fornecer dados incompletos, erróneos ou inexatos.

Para que fins utilizamos os seus Dados Pessoais?

O Openbank irá processar os seus Dados Pessoais para diversos fins. Por exemplo, para gerir os produtos e serviços que tenha solicitado, para garantir o correto funcionamento do nosso site e aplicação móvel, para lhe poder oferecer um serviço personalizado, para cumprir as nossas obrigações legais e, de um modo geral, para proporcionar aos nossos utilizadores um serviço melhor.

Os seus Dados Pessoais também poderão ser processados para realizar estudos e/ou análises para a promoção de produtos e/ou serviços comercializados diretamente pelo Openbank ou pelos nossos parceiros, especificamente aqueles relacionados com serviços bancários, finanças, seguros, pensões e produtos de poupança, mas também produtos e serviços de consumo e/ou produtos e serviços pessoais.

Além disso, sempre que solicitar um produto ou serviço, iremos informá-lo sobre a utilização que faremos dos seus Dados Pessoais, sendo que poderá encontrar mais informações nos termos legais e nas condições de privacidade.

Tenha em atenção que, se optar por não nos fornecer determinado tipo de dados pessoais, é possível que não lhe possamos oferecer determinados serviços, funcionalidades e/ou fornecer-lhe as informações que solicitou.

Por que utilizamos os seus dados pessoais?

Utilizamos os seus dados pessoais conforme necessário para os seguintes fins e situações:

  1. Para lhe fornecer os vários serviços que oferecemos através dos nossos canais disponíveis e que pode solicitar; por exemplo, o nosso serviço de atendimento telefónico ou pedidos de qualquer tipo de informação. Além disso, utilizamos os seus dados para responder a chamadas, que incluem a gravação das mesmas para controlo da qualidade interna, para evitar possíveis situações de fraude e para realizar estudos estatísticos internos. Nestes casos, o Openbank processa os seus Dados Pessoais porque tem um interesse legítimo em utilizar as informações que nos fornece;
     

  2. Para formalizar e cumprir as nossas relações contratuais e executar outros processos associados aos diferentes produtos e serviços financeiros que o Openbank lhe oferece, que contratou ou que pode ter interesse em contratar;
     

  3. Para cumprir determinadas obrigações legais de forma a podermos gerir os produtos e serviços que possa solicitar; e/ou
     

  4. Porque deu o seu expresso consentimento para processarmos os seus Dados Pessoais.

Sempre que necessário, iremos notificá-lo(a) sobre as razões e as situações por detrás da utilização dos seus dados (por exemplo, porque temos um interesse legítimo no processamento dos dados, porque é necessário para executar um contrato, porque o autorizou ou porque a lei assim o exige).

Quem pode aceder aos dados que recolhemos?

O Openbank é o responsável pelo tratamento dos dados para o site ou a aplicação móvel que está a utilizar, e pelo processamento dos Dados Pessoais que possam estar associados a essa utilização. O Openbank é a entidade que recolhe, utiliza, armazena e, quando necessário, elimina os Dados Pessoais.

O Openbank nunca irá transferir para terceiros os Dados Pessoais a que tenha acesso, salvo se a lei assim o exigir (por exemplo, agentes de autoridade nacionais ou órgãos jurisdicionais). O nosso objetivo é detetar e evitar possíveis tentativas de fraude ou realizar os tipos de processamento para os quais deu expressamente consentimento.

Também gostaríamos de informar que o Openbank colabora com fornecedores de serviços aos quais poderá ocasionalmente ser concedido acesso aos seus Dados Pessoais. Referimo-nos, por exemplo, a fornecedores de serviços de tecnologias, fornecedores de serviços de TI, empresas de segurança ou fornecedores de serviços de atendimento telefónico.

O Openbank segue critérios de seleção rigorosos para os fornecedores de serviços com quem colabora e estes apenas prestam os serviços que lhes atribuímos segundo as nossas instruções. Além disso, são contratualmente obrigados a dispor de medidas técnicas e organizativas adequadas, e a apagar ou devolver quaisquer dados a que possam ter acesso quando já não precisem deles para prestar os seus serviços.

Durante quanto tempo iremos guardar as informações a que temos acesso?

O Openbank irá guardar os Dados Pessoais a que tem acesso apenas durante o período de tempo estritamente necessário. Assim que não tenhamos motivo para os processar iremos mantê-los guardados em segurança para que possam ser disponibilizados aos órgãos jurisdicionais ou a outras autoridades em caso de reivindicação durante o prazo legal estipulado.

Caso realize uma simulação (por exemplo, em relação a um empréstimo ou hipoteca), iremos guardar qualquer informação recebida durante 2 meses para que, se finalmente decidir contratar um produto de empréstimo connosco, o processo de solicitação seja mais rápido e fácil para si. Após esse período de tempo iremos eliminar automaticamente os seus dados.

Caso contrate qualquer um dos nossos produtos ou serviços financeiros iremos informá-lo devidamente sobre o período de tempo durante o qual iremos guardar e utilizar os seus dados pessoais. Estamos a informá-lo sobre esta eventualidade porque poderemos estar sujeitos a obrigações legais adicionais (por exemplo, relativas ao pagamento de impostos ou prevenção de branqueamento de capitais) que requeiram que guardemos os seus dados por um período de tempo mais longo.

Que direitos tem em relação à proteção dos seus Dados Pessoais?

Pode exercer os direitos que tem sobre os seus Dados Pessoais da seguinte forma:

  1. Pode confirmar se estamos ou não a processar os seus Dados Pessoais e, em caso afirmativo, pode (i) obter acesso aos dados; (ii) solicitar a respetiva alteração caso considere que estão incorretos; ou nos casos aplicáveis; (iii) solicitar a supressão dos dados quando considerar que já não são necessários tendo em conta a finalidade com que os forneceu, entre outros motivos;
     

  2. Em determinadas circunstâncias, também pode solicitar a restrição das formas em que utilizamos os seus dados, ou mesmo opor-se ao uso contínuo dos mesmos da nossa parte. Nesses casos iremos deixar de os utilizar, salvo para fins legítimos ou para exercer os nossos direitos ou nos defendermos de potenciais reclamações;
     

  3. Se utilizarmos as suas informações pessoais para produzir perfis comportamentais (por exemplo, para utilizar a sua navegação no nosso site ou na nossa aplicação para melhor compreender as suas necessidades e interesses) e o fizermos de forma totalmente automatizada, tem o direito de ser notificado(a) acerca dessa situação para que possa solicitar o envolvimento pessoal de um dos nossos analistas ou contestar qualquer decisão com bases nesses perfis, ou simplesmente para expressar o seu ponto de vista;
     

  4. Também tem o direito de solicitar a portabilidade dos dados que nos forneceu. Isto significa que pode solicitar o envio das suas informações diretamente para si ou para terceiros indicados por si, e isso será feito num formato comummente usado para leitura digital;
     

  5. E, naturalmente, tem o direito de, em qualquer momento, retirar qualquer consentimento específico que nos tenha dado para utilizar os seus Dados Pessoais.

Como pode fazê-lo?

Se tiver interesse em exercer os direitos que tem em relação aos seus Dados Pessoais, disponibilizamos diversas alternativas para nos poder contactar:

  • - Pode enviar-nos um e-mail para privacidade@openbank.com;

  • - Pode enviar um pedido escrito por correio postal para: Privacy, Open Bank S.A., Paseo de la Castellana, 24, 28046, Madrid;

  • - Pode ligar para o nosso centro de apoio ao cliente através do número (+351) 800 785 168;

  • - Se já for cliente Openbank, pode enviar o seu pedido através do nosso Ssite na secção “Personal Data” (Dados pessoais) do seu perfil de cliente.

Por último, se considerar que o nosso tratamento de dados é ilegal ou que não lhe foram concedidos os direitos acima descritos em conformidade com a legislação aplicável, pode enviar uma reclamação para o Openbank e/ou para a Agência Espanhola de Proteção de Dados, a autoridade supervisora competente de Espanha (Agencia Española de Protección de Datos, ou “AEPD”), especialmente se tiver exercido algum dos seus direitos e não tiver recebido uma resposta em conformidade com os termos legalmente estabelecidos. Se viver num Estado-Membro que não seja Espanha, também pode contactar diretamente a sua autoridade supervisora de proteção de dados nacional.

Como é que o Openbank utiliza cookies?

Todas as informações relacionadas com a utilização de cookies e os dados que recolhemos sobre a sua navegação no nosso site através da utilização de cookies (como o tipo de informação que recolhemos, como a utilizamos e que direitos pode exercer em relação à mesma) são explicadas de forma detalhada na nossa “Política de Cookies”: www.openbank.pt/politica-privacidade.

O que devo fazer se tiver outras dúvidas? Há uma pessoa de contacto no Openbank responsável por proteger os meus dados?

Se quiser saber mais sobre como processamos os seus Dados Pessoais, encontrará informação detalhada em “Informações adicionais”. Também pode contactar o responsável pela proteção de dados do Openbank, que é a pessoa responsável por proteger a sua privacidade e por garantir a conformidade com as diversas obrigações legais contidas na legislação espanhola e da UE em vigor relativamente à proteção de dados pessoais, através do seguinte endereço de e-mail: privacidade@openbank.com

Última atualização: agosto de 2019.

1. Quem é o responsável pelo tratamento dos meus dados?

«Open Bank S.A.» (doravante “Openbank”).

Paseo de la Castellana 24, 28046, Madrid (Espanha).

Informações de contacto do responsável pela proteção de dados: privacidade@openbank.com

2. Que dados podemos recolher sobre si?

Os dados pessoais que utilizamos quando lhe fornecemos os nossos serviços podem incluir: dados relativos à sua identidade e informações de contacto, informações financeiras, dados de geolocalização, o seu perfil pessoal e comercial, a sua imagem e voz, chamadas que tenhamos recebido ou efetuado consigo, o seu endereço IP, a sua navegação nos nossos sites ou a utilização das nossas aplicações móveis, dados que obtemos através da utilização de terminais como dispositivos portáteis, terminais POS ou caixas multibanco, ou dados recolhidos através de outros canais legítimos.

Também podemos utilizar quaisquer outros dados pessoais que possam ser necessários para gerir os produtos e serviços que descrevermos abaixo, e que nos tenha fornecido diretamente ou a que tenhamos obtido acesso como resultado das suas consultas, pedidos ou solicitações, ou através da realização de qualquer operação ou transação.

3. Para que finalidade é que o Openbank processa os meus dados pessoais e qual é a base legal para o fazer?

O Openbank pode processar os seus dados com os seguintes fins e segundo as seguintes bases legais:

a) Para o seu registo como cliente e para o desenvolvimento, gestão e manutenção da nossa relação contratual.

Se o seu pedido ou solicitação for aceite, iremos processar os seus dados para o registar como cliente Openbank e para realizar o desenvolvimento, a gestão e a manutenção de qualquer relação contratual que estabeleçamos consigo. Também iremos utilizar os seus dados para lhe enviar as diferentes comunicações que possam ser necessárias enquanto for nosso cliente.

Durante a relação contratual que mantém com o Openbank, poderão ocorrer situações em que iremos gravar a sua voz e/ou imagem. Nessas situações – iremos informá-lo(a), de forma explícita e com antecedência, quando ocorrerem –, serão guardadas gravações das nossas chamadas e/ou videochamadas consigo com duas finalidades: para auditoria interna da qualidade do nosso serviço e para utilizarmos as gravações como prova – em tribunal ou noutras circunstâncias – se necessário.

Também iremos guardar o seu documento de identificação (incluindo a sua imagem) e visualizá-lo quando necessário usando qualquer meio, formato ou suporte, com o único propósito de verificar a sua identidade quando tal for necessário para cumprir os termos do contrato celebrado consigo.

Também temos de recolher todos os dados indicados no nosso formulário como “obrigatórios” para manter a sua relação contratual com o Openbank. Isto significa que, se não fornecer estas informações, poderá não ser possível processar o seu pedido ou solicitação.

Também poderemos fazer um processamento adicional dependendo do produto que contratar, como lhe explicaremos abaixo:

(i) Se contratar um produto de responsabilidade como uma CONTA DEPÓSITO ORDENADO/CONTA À ORDEM/CONTA POUPANÇA/DEPÓSITO A PRAZO:

O Openbank irá processar as informações que nos fornecer ou, conforme aplicável, as informações que obtivermos através da sua interação com o nosso site, de modo a gerir o seu pedido ou solicitação.

Estas medidas pré-contratuais são necessárias para processar o pedido que tiver enviado e tomar uma decisão sobre o mesmo, e por esta razão deve fornecer todos os dados indicados no formulário como “obrigatórios”. Caso contrário não será possível contratar o produto que tiver solicitado.

(ii) Se contratar um produto Meio de Pagamento como um CARTÃO DE DÉBITO/CARTÃO PRÉ-PAGO/PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS/APLICAÇÕES MÓVEIS DE PAGAMENTO:

O Openbank irá processar as informações que nos fornecer ou, conforme aplicável, as informações que obtivermos através da sua interação com o nosso site, de modo a gerir o seu pedido ou solicitação.

Além disso, algumas aplicações móveis utilizadas para fazer pagamentos podem requerer que aceite os termos e condições do Openbank e/ou os do fornecedor de serviços correspondente antes de as poder começar a utilizar.

Estas medidas pré-contratuais são necessárias para processar o pedido que enviou e tomar uma decisão sobre o mesmo. Se não fornecer as informações necessárias, não lhe será possível contratar o produto ou serviço que está a solicitar.

b) Com base no legítimo interesse do Openbank

Para responder às suas expetativas, melhorar os nossos produtos e serviços, e aumentar o seu grau de satisfação com a nossa experiência de cliente, o Openbank irá processar os dados pessoais associados à sua utilização dos nossos produtos e serviços para realizar inquéritos ou estudos de mercado, ou para compilar estatísticas internas, produzir relatórios de vendas, ou notificá-lo acerca de programas de fidelidade, promoções e sorteios de prémios.

Também poderemos realizar a pseudonimização dos seus dados, o que significa que os dados resultantes desse processo não podem ser atribuídos a si. Por outras palavras, não poderemos associar as informações que estamos a processar a si enquanto indivíduo, exceto se utilizarmos informações e processos adicionais para o fazer. A finalidade destes procedimentos é simplesmente utilizar as informações pseudonimizadas para fins estatísticos e para modelação comportamental. Além disso, em casos em que o utilizador seja o representante de uma empresa comercial interessada em colaborar connosco, o Openbank irá processar os seus dados de contacto exclusivamente a fim de estabelecer as comunicações que sejam necessárias para gerir o pedido de colaboração e para o normal desenrolar da colaboração, se a mesma se formalizar.

No Openbank, e com base num interesse legítimo, poderemos realizar o processamento acima descrito, sempre no respeito da sua privacidade e dos seus direitos. Em qualquer caso, lembre-se de que pode sempre exercer o seu direito de objeção, conforme descrito na secção 8 deste documento.

c) Prevenção de branqueamento de capitais e outras obrigações legais

Existem determinadas obrigações legais que o Openbank deve cumprir para gerir os seus produtos/serviços existentes ou aqueles que pode contratar e solicitar, como as estipuladas na Lei 10/2010 de Prevenção de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (Ley 10/2010 de Prevención del Blanqueo de Capitales y Financiación del Terrorismo), na Lei 44/2002 de Reforma do Sistema Financeiro (Ley 44/2002 de Reforma del Sistema Financiero) e na Lei 10/2014 de Organização, Supervisão e Solvência de Instituições de Crédito (Ley 10/2014 de Ordenación, Supervisión y Solvencia de Entidades de Crédito). Para o fazer, iremos divulgar os seus dados, especialmente no que diz respeito a um possível não pagamento, a entidades de supervisão e controlo bancário como a Central de Informação de Riscos do Banco de Espanha (Central de Información de Riesgos del Banco de España, CIRBE) ou a quaisquer outras entidades internacionais que desempenhem uma função equivalente.

Além disso, o Openbank poderá divulgar determinadas informações relativas à sua residência fiscal e às suas contas à Agência de Tributação de Espanha (Agencia Estatal de Administración Tributaria, AEAT), que por sua vez poderá ter de as enviar às autoridades de tributação competentes noutros países em conformidade com a legislação sobre o intercâmbio automático de informações fiscais [Lei de Cumprimento Fiscal para Contas no Estrangeiro (Foreign Account Tax Compliance Act, FATCA) estabelecido pelos Estados Unidos da América e a Norma Comum de Comunicação (Common Reporting Standard, CRS) estabelecida pela OCDE].

No Openbank, também comunicaremos os dados dos clientes a outras sociedades do Grupo Santander, do qual fazemos parte, juntamente com qualquer informação relevante de operações que permita o cumprimento por tais sociedades (i) da regulamentação interna do Grupo a nível de prevenção do crime financeiro, (ii) das suas obrigações legais de prevenção de branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, e (iii) do relatório regulador às autoridades supervisoras.

Estas obrigações legais permanecerão em vigor e serão cumpridas pelo Openbank mesmo depois da cessação da relação contratual consigo, enquanto formos legalmente obrigados a tal.

d) Deteção de possíveis tentativas de fraude

O Openbank poderá consultar os seus dados nas nossas fontes internas com a finalidade de detetar e impedir possíveis situações de fraude (tais como o acesso não autorizado aos dados pessoais de clientes, possíveis tentativas de roubo de identidade ou qualquer outra situação que possa ser interpretada como uma utilização fraudulenta ou não autorizada da conta) com o objetivo de proteger os interesses dos nossos clientes e utilizadores.

Se detetarmos qualquer tentativa de fraude, e salvo se existirem circunstâncias concorrentes relacionadas com o interesse público, iremos notificá-lo acerca disto, analisar as informações disponíveis e, se aplicável, iremos solicitar-lhe informações adicionais. Além disso, como medida preventiva e até termos realizado todas as confirmações adequadas, serão suspendidas quaisquer decisões automatizadas ou não automatizadas pendentes.

Adicionalmente, caso ocorram possíveis tentativas de fraude que poderiam afetar a relação contratual que mantém com o Openbank, iremos notificar as entidades de gestão e deteção de fraudes sobre as mesmas cumprindo e respeitando sempre todos os procedimentos, direitos e garantias que existem para a sua proteção ao abrigo da legislação em vigor.

Tudo o exposto acima irá ter como base o legítimo interesse do Openbank, o seu dever de cumprir os requisitos de controlo de riscos e a necessidade de impedir possíveis tentativas de fraude.

e) Possível não pagamento

Caso ocorram quaisquer circunstâncias de não pagamento, estas poderão ser notificadas aos sistemas de ficheiros de informações de crédito como a Associação Nacional de Entidades de Financiamento (Asociación Nacional de Entidades de Financiación, ASNEF) de Espanha e a Central de Informações de Risco do Banco de Espanha (CIRBE), dado que é exigido por lei, ou a entidades internacionais que desempenhem uma função equivalente. Essas notificações cumprirão sempre os procedimentos, direitos e garantias estabelecidos e reconhecidos pela legislação em vigor.

Tudo o exposto acima irá ter como base o legítimo interesse do Openbank, que tem de impedir circunstâncias de não pagamento e manter um sistema adequado para as monitorizar, e também com base no legítimo interesse de instituições financeiras terceiras em conhecer a existência de situações de não pagamento quando recebem novos pedidos de financiamento.

Ações comerciais personalizadas do Openbank

  1. Com base num interesse legítimo:

    O Openbank poderá enviar-lhe comunicações comerciais acerca dos próprios produtos e serviços que sejam semelhantes aos que tenha contratado, e que sejam adaptados ao seu perfil, interesses e necessidades (enviadas por correio postal, telefone, fax, SMS, aplicações de mensagens instantâneas, redes sociais, e-mail, notificações push, ou qualquer outro meio eletrónico ou digital disponível em qualquer momento), ou poderá produzir relatórios de vendas, estatísticas, inquéritos e estudos de mercado, que o(a) incluam a si e o(a) informem sobre programas de fidelidade e sorteios de prémios durante todo o período de tempo em que for cliente.

    Tenha em atenção que nesses casos não precisamos de obter o seu consentimento antes de lhe enviar essas comunicações, dado que, segundo a legislação em vigor, o Openbank está autorizado a enviá-las desde que estejam relacionadas com produtos e serviços que sejam semelhantes aos que já tem contratados. No entanto, pode em qualquer momento exercer os seus direitos conforme descrito abaixo na secção 8.

    De modo a personalizar as comunicações comerciais descritas, e com base no legítimo interesse reconhecido pelo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da União Europeia, o Openbank irá processar as informações que figuram nas suas próprias fontes com o propósito de criar perfis que são gerados com base em padrões de comportamento comuns.
     

  2. Com o seu consentimento expresso prévio:

    a) Se nos der o seu consentimento, o Openbank poderá enviar-lhe comunicações comerciais sobre os próprios produtos e serviços adaptados ao seu perfil, interesses e necessidades (por correio postal, telefone, fax, SMS, aplicações de mensagens instantâneas, redes sociais, e-mail, notificações push ou qualquer outro suporte eletrónico ou digital disponível em qualquer momento), e que são personalizadas com base num perfil do seu comportamento e risco que poderemos produzir usando as nossas fontes internas e as de terceiros (como a ASNEF ou outras entidades internacionais que desempenhem uma função equivalente), bem como utilizando dados sobre a sua navegação e/ou utilização da Internet.
    b) Com base no tipo de consentimento que tenha dado, o Openbank poderá enviar-lhe, por qualquer meio (correio postal, telefone, fax, SMS, aplicações de mensagens instantâneas, redes sociais, e-mail, notificações push, ou qualquer outro suporte eletrónico ou digital disponível em qualquer momento), comunicações comerciais relacionadas com produtos ou serviços de outras empresas com quem tenhamos assinado acordos de colaboração, adaptadas aos seus interesses e necessidades, ou personalizadas com base no perfil criado para si tendo em conta as nossas fontes internas e as de terceiros (como a ASNEF, CIRBE ou quaisquer entidades internacionais que desempenhem uma função equivalente), ou utilizando dados relacionados com a sua navegação e/ou utilização da Internet.

    Tenha em atenção que as redes sociais através das quais lhe enviamos comunicações comerciais poderão estar localizadas fora da União Europeia, como nos Estados Unidos da América, e o respetivo nível de proteção de privacidade poderá não ser equivalente ao exigido pela legislação local em vigor. No entanto, a sua utilização irá permitir ao Openbank proporcionar-lhe um serviço mais dinâmico e eficiente de uma perspetiva tecnológica.

    O Openbank poderá assinar acordos com empresas com atividade nas seguintes áreas, com a possibilidade de serem adicionadas novas áreas no futuro: produtos bancários, produtos financeiros, produtos de seguros, produtos de pensões e poupança, produtos e serviços de consumo, e produtos e serviços pessoais.

    As disposições nas secções a) e b) dependem do facto de nos ter dado o seu consentimento, que em qualquer caso poderá modificar ou retirar em qualquer momento.

4. Durante quanto tempo irá o Openbank guardar os meus dados?

O Openbank irá processar os seus dados durante o período de tempo em que mantiver uma relação contratual connosco. Após o término dessa relação iremos guardar os seus dados pessoais em segurança durante os prazos estabelecidos em cada caso pelos regulamentos aplicáveis: como regra geral, durante 10 anos após a cessação das obrigações decorrentes do seu contrato, uma vez que tal é exigido pelos regulamentos relativos à prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, e durante até 20 anos com base nos regulamentos relativos a hipotecas. Assim que estes prazos legalmente estabelecidos expirarem destruiremos os seus dados.

Todas estas disposições não prejudicam a nossa obrigação de cumprir os prazos de prescrição legais que possam derivar de cada contrato que tenha assinado com o Openbank.

Os dados de quaisquer pedidos ou simulações que comece a preencher mas que não resultem num contrato serão guardados durante um período máximo de 6 meses a fim de evitar duplicados nos seus procedimentos e em caso de reclamações decorrentes da utilização que fizemos dos seus dados. Após esse período eliminaremos os dados.

5. A que destinatários poderá o Openbank divulgar os meus dados?

O Openbank não irá partilhar os seus dados pessoais com qualquer outra entidade sem obter o seu consentimento expresso, salvo se formos legalmente obrigados a fazê-lo.

No entanto, o Openbank colabora com fornecedores de serviços terceiros que poderão ter acesso aos seus dados pessoais, mas o processamento dos seus dados será realizado em nosso nome, e sempre que o fizerem será segundo as nossas instruções e apenas para nos prestar os serviços que contratámos.

Especificamente, o Openbank contrata a prestação de serviços de fornecedores de serviços terceiros que desempenham as suas atividades em áreas que incluem, nomeadamente, serviços de logística, consultoria jurídica, serviços de avaliação privados, serviços de autorização de fornecedores, empresas de serviços profissionais multidisciplinares, empresas de alojamento, empresas relacionadas com manutenção, empresas de serviços tecnológicos, empresas de serviços de TI, empresas de segurança física, fornecedores de serviços de mensagens instantâneas, empresas de gestão e manutenção de infraestruturas e empresas de serviços de centros de atendimento telefónico.

Em todos os casos, no Openbank seguimos critérios rigorosos para a seleção dos nossos fornecedores de serviços terceiros a fim de cumprir as nossas obrigações em matéria de proteção de dados e estamos empenhados em assinar os contratos de processamento de dados correspondentes com eles. Estes contratos são usados para lhes impor as seguintes obrigações, entre outras: aplicar medidas técnicas e organizativas apropriadas, processar dados pessoais apenas para as finalidades acordadas e apenas em resposta às nossas instruções documentadas, e eliminar ou devolver os dados após a conclusão da prestação de serviços. 

6. Preciso de manter os meus dados atualizados?

De modo a nos permitir comunicar devidamente consigo, pedimos-lhe que se certifique de que todos os dados que fornece às nossas bases de dados estão corretos, completos, exatos e totalmente atualizados.

Por conseguinte, se algum dos dados pessoais que nos tiver fornecido sofrer alterações, sobretudo a sua morada, endereço de e-mail, e números de telefone de contacto (linha fixa e móvel), pedimos-lhe que nos notifique assim que possível através de um dos canais indicados na secção 8.

No caso de não nos notificar acerca dessas alterações, reconhece e aceita que quaisquer comunicações que enviarmos para a morada ou o endereço de e-mail, ou para os números de telefone de contacto que figuram nos nossos sistemas de ficheiros são válidas, vinculativas e totalmente efetivas.

7. Onde posso encontrar os termos e condições legais para a utilização dos meus dados?

Pode encontrar os termos e condições legais que se aplicam à nossa utilização dos seus dados pessoais no presente documento e na Política de Proteção de Dados publicada no nosso site: www.openbank.pt/politica-privacidade. Iremos notificá-lo(a) de imediato sobre possíveis alterações que precisemos de fazer a estes termos e condições, pelo menos através do próprio website, mas também através de uma mensagem personalizada que iremos enviar na sua área privada após iniciar sessão para aceder ao seu perfil de cliente.

8. Que direitos tenho depois de fornecer os meus dados?

Tem os seguintes direitos, que poderá exercer em qualquer momento:

  • Direito de acesso: tem o direito de obter confirmação sobre se o Openbank está ou não a processar dados pessoais relacionados consigo e, em caso afirmativo, obter acesso a esses dados.

  • Direito à portabilidade dos dados: tem direito a receber uma cópia dos dados pessoais que nos forneceu num formato legível, estruturado e comummente utilizado e também a solicitar a sua transferência para outra instituição.

  • Direito de retificação: tem direito a solicitar a retificação de quaisquer dados inexatos.

  • Direito de supressão: tem direito a solicitar a supressão dos seus dados quando, entre outros motivos, estes deixarem de ser necessários para os fins para os quais nos forneceu os mesmos.

  • Direito de objeção: em determinadas circunstâncias, pode opor-se ao processamento dos seus dados pessoais. Se se opuser, o Openbank irá deixar de processar os dados, salvo por motivos legítimos convincentes ou para exercer ou se defender de possíveis reclamações.

  • Direito à restrição de processamento: em determinadas circunstâncias estabelecidas na legislação de proteção de dados em vigor, poderá solicitar a restrição do processamento dos seus dados.

  • Direito a não ser alvo de decisões totalmente automatizadas: caso tenha dado o seu consentimento à criação de um perfil e caso isso ocorra através de um processo totalmente automatizado, pode solicitar a intervenção de um dos nossos analistas, expressar o seu ponto de vista e contestar quaisquer decisões tomadas com base nesse perfil.

 Pode exercer os direitos acima descritos através dos seguintes canais:

  • Site: através da secção de "Informações pessoais" do seu perfil de cliente.

  • E-mail: privacidade@openbank.com.

  • Correio postal: «Open Bank S.A. » Paseo de la Castellana 24, 28046, Madrid (Espanha).

  • Sucursal: Paseo de la Castellana 134, 28046, Madrid (Espanha).

  • Apoio ao Cliente: (+351) 800 785 168.

Por último, pode enviar uma reclamação à Openbank e/ou à Agência de Proteção de Dados Espanhola (a autoridade de supervisão competente em matéria de proteção de dados), sobretudo se não tiver obtido uma resposta satisfatória no exercício dos seus direitos, e escrever para o endereço indicado acima ou através do site https://www.aepd.es. Se viver num Estado-Membro que não seja Espanha, também pode contactar diretamente a sua autoridade supervisora de proteção de dados nacional.