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PSD2: Compras online

Uma nova forma de comprar online, ainda mais segura

O que é a diretiva PSD2?

A Diretiva de Serviços de Pagamento europeia 2015/2366, conhecida como PSD2 (Payment Services Directive 2), inclui várias medidas de segurança que afetam entidades bancárias, estabelecimentos comerciais e consumidores. Entre as medidas, incluem-se melhorias para proteger mais os clientes ao fazer compras online.

Em seguida, explicamos como muda a forma de confirmar as suas compras pela Internet com os cartões Openbank.

Um passo adicional nas suas compras online

A partir de novembro, descobrirá uma nova forma de confirmar as suas compras online.

A partir de agora, terá de introduzir o seu código 3D Secure no processo de pagamento. É muito fácil:

  1. Como sempre, faça o pagamento com cartão no site ou na app onde estiver a fazer as compras.
  2. Introduza o código de confirmação que recebe habitualmente por SMS e, juntamente com este código (é esta a novidade), o seu novo código 3D Secure, composto por 4 dígitos. Por exemplo: se o código de cconfirmação enviado por SMS for 4ABC e o seu código 3D Secure for 1357, terá de introduzir: 4ABC1357.
  3. Compra feita!

Código 3D Secure

É composto por 4 dígitos e pode encontrá-lo na secção de “Segurança e códigos” do seu perfil, dentro da Área de cliente do site e app (lembre-se de manter a app atualizada).

Se quiser, poderá alterá-lo por outra combinação de 4 dígitos à sua escolha em qualquer momento.

Terá de usar sempre o código 3D Secure nas suas compras online?

A mudança será progressiva, pelo que é possível que lhe solicitem este novo código a partir de novembro em algumas das suas compras online.

Além disso, se tiver um smartphone compatível com identificação por impressão digital ou reconhecimento facial, não terá de introduzir o código 3D Secure se o configurar como dispositivo de confiança!

Porquê?

Ao ter um telemóvel que permite que se identifique através de biometria, poderá confirmar de forma segura que é o titular do cartão. O telemóvel que utiliza habitualmente é chamado de “dispositivo de confiança”.

Dispositivo de confiança

É o dispositivo que usa habitualmente e que tem guardado como sendo seu, pelo que podemos confiar nele.

Como guardar um telemóvel como “dispositivo de confiança”?

Quando iniciar sessão pela primeira vez na sua App Openbank, aparecerá uma mensagem a perguntar se quer confiar nesse dispositivo. Clique em “Guardar” e siga os passos.

E as compras em lojas físicas?

Esta nova medida de segurança só afetará as compras online, pelo que as compras em lojas físicas continuarão a seguir o mesmo processo.

Quais são as lojas online afetadas?

Atualizamos a nossa segurança de acordo com a diretiva europeia PSD2, no entanto haverá exceções que permitirão realizar compras online sem a necessidade de utilizar o código 3D Secure ou ter um dispositivo de confiança. Além disso, esta normativa não aplica a compras online realizadas fora da União Europeia.