PSD2: Compras online

Uma nova forma de comprar online, ainda mais segura.

O que é a diretiva PSD2?

O que é a Diretiva PSD2?

A Diretiva de Serviços de Pagamento europeia 2015/2366, conhecida como PSD2 (Payment Services Directive 2), inclui várias medidas de segurança que afetam entidades bancárias, estabelecimentos comerciais e consumidores. Entre as medidas, incluem-se melhorias para proteger mais os clientes nas suas compras online.

Em seguida, explicamos-lhe quais as mudanças na forma de confirmar as suas compras pela Internet com os cartões Openbank.

Um passo adicional nas suas compras online

Agora existe uma nova forma de confirmar as suas compras online. Deverá introduzir o seu código 3D Secure no processo de pagamento.

É muito fácil:

Pagar
Pagar
Como sempre, faça o pagamento com cartão no site ou na app onde estiver a fazer as compras.
Confirmar
Confirmar
Introduza o código de confirmação que recebe habitualmente por SMS e, juntamente com este código (é esta a novidade), o seu novo código 3D Secure, composto por 4 dígitos*.
Já está!
E já está!
Compra feita!

* Por exemplo: se o código de confirmação enviado por SMS for 4ABC e o seu código 3D Secure for 1357, terá de introduzir: 4ABC1357.

Código 3D Secure

É composto por 4 dígitos e pode encontrá-lo na secção “Segurança e códigos” do seu perfil, dentro da Área de cliente do site e da app (lembre-se de manter a app atualizada).

Se quiser, poderá alterá-lo por outra combinação de 4 dígitos à sua escolha e em qualquer momento.

Terá de usar sempre o código 3D Secure nas suas compras online?

A mudança será progressiva, pelo que é possível que já lhe solicitem este novo código nalgumas das suas compras online.

Além disso, se tiver um smartphone compatível com identificação por impressão digital ou reconhecimento facial, não terá de introduzir o código 3D Secure se o configurar como dispositivo de confiança!

Porquê? Ao ter um telemóvel que permite que se identifique através de biometria, poderá confirmar de forma segura que é o titular do cartão. O telemóvel que utiliza habitualmente é chamado de “dispositivo de confiança”.

Dispositivo de confiança

É o dispositivo que usa habitualmente e que tem guardado como sendo seu, pelo que podemos confiar no mesmo.

Como guardar um telemóvel como “dispositivo de confiança”? Quando iniciar sessão pela primeira vez na App Openbank, aparecerá uma mensagem a perguntar se quer confiar nesse dispositivo. Clique em “Guardar” e siga os passos.

E nas compras em lojas físicas?

Esta nova medida de segurança só afeta as compras online, as compras em lojas físicas continuarão a seguir o mesmo procedimento.

Quais são as lojas online afetadas? Atualizamos a nossa segurança de acordo com a diretiva europeia PSD2. No entanto, haverá exceções que permitirão realizar compras online sem a necessidade de utilizar o código 3D Secure ou de ter um dispositivo de confiança. Além disso, esta normativa não se aplica a compras online realizadas fora da União Europeia.